Nas ruas
17/10/2009

Obras na marginal vão interditar cinco pontes

Folha de S. Paulo

Os congestionamentos em São Paulo devem aumentar em até 40% e a velocidade média dos carros deve ser reduzida em até 14% entre novembro e dezembro, período de compras natalinas, por causa das obras da nova pista da marginal Tietê. O motivo será a reforma de cinco pontes sobre a via. Na segunda-feira, a partir das 23 horas, o trânsito já começa a complicar por causa da interdição parcial de três delas: Freguesia do Ó, Casa Verde e Vila Maria.

A ponte do Limão terá interdição parcial a partir do dia 1º de novembro. A das Bandeiras, a partir do dia 7 de novembro. A reforma das pontes, necessária para que a nova pista caiba sob elas, se estenderá até 8 de fevereiro do ano que vem.

Essas são as intervenções que mais interferirão no trânsito da marginal e da cidade. Os transtornos, porém, começaram com as obras da nova pista, iniciadas em junho. A lentidão na marginal em setembro deste ano, por exemplo, foi 25% maior do que a registrada no mesmo mês de 2008. A prefeitura informou que fará uma campanha publicitária no rádio e na TV para alertar e orientar os motoristas sobre as rotas alternativas.

A nova pista da marginal, com 15 km de cada lado do rio, deverá ser entregue no fim de março de 2010, a poucos dias do prazo legal para que o governador José Serra (PSDB) deixe o cargo para que possa disputar as eleições presidenciais.

Tanto Paulo Vieira de Souza, diretor de engenharia da Dersa (empresa estadual de transportes), responsável pela construção da nova pista, quanto Alexandre de Moraes, secretário municipal dos Transportes, parceiro no projeto, negam que a obra siga o calendário eleitoral.

O secretário dos Transportes afirma que, se a intervenção nas pontes fosse mais gradual, num espaço de tempo maior, ainda sim o impacto no trânsito seria grande, com aumento de cerca de 35% nos índices de congestionamento. Moraes também afirma que optou por concentrar as obras, mesmo atingindo um período crítico como o natalino, porque, depois, as chuvas de fevereiro e março poderiam atrapalhar ainda mais.

A nova pista deve aumentar em 35% a velocidade média na marginal. A ocupação será de 80%, o que evitará, dizem, os congestionamentos. Toda a obra custará R$ 1,3 bilhão.

Na sexta, dois trechos da nova pista, sentido Ayrton Senna-Castelo Branco, serão liberados para tráfego. Um deles, de 2,2 km, fica entre a ponte da Freguesia do Ó e a ponte da CPTM. O outro, de 1,2 km, fica entre a ponte do Tatuapé e a via Dutra.

Ponte estaiada
Uma das três novas pontes que cruzarão o rio Tietê será estaiada, assim como a ponte Octavio Frias de Oliveira, inaugurada no ano passado para ligar a avenida Jornalista Roberto Marinho à marginal Pinheiros, na zona sul.

A nova ponte fará conexão entre o centro à zona norte de São Paulo. Ela vai ligar a avenida do Estado à marginal sentido Castello Branco. A nova ponte deve ser inaugurada em outubro de 2010.

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