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Pontes da marginal Tietê são interditadas hoje
William Cardoso
do Agora e Folha de S. Paulo
As restrições ao trânsito na marginal Tietê começam hoje com a interdição parcial de três pontes, a partir das 23h: da Freguesia do Ó, da Casa Verde e da Vila Maria. Além disso, no dia 1º de novembro será a vez da ponte do Limão, e, em 7 de novembro, da das Bandeiras. Com isso, o motorista deve se programar para evitar a marginal, especialmente nos horários de pico, e optar por rotas alternativas.
Mas as alternativas oferecidas pela prefeitura e pelo Estado só valem por até 19 dias. Isso porque essas vias também entrarão em obras no mês que vem. A situação ficará tão complicada que nem mesmo os órgãos responsáveis pelo trânsito sabem informar a melhor opção.
A marginal tem 22,7 quilômetros e 11 pontes. Com as obras em cinco delas, o motorista poderá ter de andar até 8 km a mais para cruzar o rio. A previsão inicial é que as vias fiquem 40% mais lentas.
A expectativa é que as obras durem até fevereiro. As pontes estão sendo reformadas para que as novas faixas em construção na marginal tenham por onde passar. O custo é de R$ 1,3 bilhões, mesmo valor necessário para a construção de 6,5 km de metrô.
Do lado oeste da cidade não sofrerão interdições as pontes do Piqueri, Júlio de Mesquita Neto e Cruzeiro do Sul --as duas últimas levam a vias locais na zona norte, com menos capacidade de tráfego--, que serão as únicas saídas para quem quiser fugir das interdições. Do lado leste, as pontes do Tatuapé e da Vila Guilherme serão alternativas às obras na ponte da Jânio Quadros (Vila Maria). "A única coisa a fazer é rezar. Não vejo que alternativa as pessoas vão ter", disse Luiz Célio Bottura, ex-presidente da Dersa e ex-conselheiro da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A Dersa é responsável pelas obras na marginal.
Caminho maior
A reportagem simulou alguns trajetos entre a região central e a zona norte e identificou que a rota pode ficar até 8 km mais longa. É o caso do caminho da av. Rudge (centro) à Voluntários da Pátria (Santana). As simulações, porém, não levam em conta o trânsito. "Se todo mundo chegar ao mesmo tempo nas pontes, vai ficar um caos fantástico", disse Bottura.
O secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, defendeu as interdições. Segundo ele, se o serviço não fosse realizado já, as chuvas de fevereiro e março atrapalhariam ainda mais o paulistano. Em nota, a CET pediu compreensão. "Os transtornos serão temporários e trarão grandes benefícios para a população."
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